Secretaria marcia.capreti@einsteinribeirao.com.br
Financeiro adriana.bianchini@einsteinribeirao.com.br
Pedagógico eduardo.gula@einsteinribeirao.com.br
Curso Pre-vestibular monica.fernandes@einsteinribeirao.com.br
16 3878 5252Algumas atividades do Colégio foram pensadas especificamente para assegurar um excelente desempenho de nossos alunos na vida e nos vestibulares.
Vamos fazer juntos?
O foco da educação maker – termo em inglês que significa fazer – é transformar os espaços de aprendizagem. Isso faz com que a escola se torne um lugar para a experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento.
Cada vez mais incorporado ao mercado de trabalho e à sociedade em geral, o chamado movimento maker, ou método de experimentação “mão na massa”, aparece na educação como uma prática que favorece os processos de investigação e construção de saberes.
Trata-se da aprendizagem criativa, com a formulação e investigação de hipóteses, que tem potencial para enriquecer a formação dos estudantes e vem ganhando cada vez mais espaço nas práticas pedagógicas.
Serão oferecidos diferentes cursos ao longo do ano, tais como:
Empreendedorismo, Modelo de Negócios Sustentáveis, Relações Internacionais, Direito Digital, entre outros. Os cursos serão divulgados para os alunos, em seguida, serão realizadas as inscrições. Os alunos interessados poderão participar dos diferentes cursos oferecidos durante o ano, tais cursos terão a modalidade on-line.
O Colégio Einstein oferece aos seus alunos amplas escolhas no setor esportivo. Além do aspecto físico, beneficiando corpo e mente, que qualquer esporte proporciona, no Einstein, isso vai mais além, pois, por meio desses esportes e dos vários torneios internos que a escola oferece, assim como a formação de equipes nas diferentes modalidades que participarão em campeonatos externos. Os esportes desenvolvem sociabilização e integração.
Não há necessidade de inscrição para estas atividades
Com a importância da Alemanha do mundo atual, a língua alemã será um diferencial em quase todas as profissões, não se esquecendo também de sua relevância no âmbito cultural e histórico de nosso planeta.
No curso, o aluno aprenderá fonética e terá conhecimentos básicos necessários em situações importantes do dia a dia. Com isso poderá ter despertado o interesse pela língua e, assim, seguir no estudo dela.
O curso se propõe a fornecer noções linguísticas, comunicativas e culturais do idioma. Dá-se ênfase também à civilização, para que os alunos tomem consciência da riqueza e diversidade cultural do mundo, por meio de uma fotografia da sociedade francesa e de alguns países francófonos.
Ao concluir o curso, o aluno terá esse diferencial cultural e, futuramente, quando necessitar do idioma, terá instrumentos adquiridos para a continuação e desenvolvimento do aprendizado e uso do francês.
O teatro, como instrumento de educação, é cada vez mais percebido como necessário para a formação de seres humanos plenos.
Ao trabalhar com expressão corporal, fluência mental e verbal, desenvolvimento do campo criativo, desinibição, criação coletiva ou trabalho em grupo, conteúdos literários, históricos, políticos, filosóficos e desenvolvimento da percepção estética, o teatro-educação complementa e amplia a estruturação do jovem para que este chegue à idade adulta de forma mais plena, percebendo e vivenciando as capacidades e possibilidades humanas que traz em si.
O objetivo da prática instrumental é promover a socialização entre os alunos que já cursam aulas de instrumento e propiciar uma vivência musical em grupo com vários instrumentos diferentes. O curso é direcionado para a prática de um repertório que, posteriormente, será apresentado no Sarau do Einstein.
Podem ser montadas as mais diversas formações de conjunto como, por exemplo, grupos de MPB, pop, pop rock, regional, etc., utilizando percussão, contrabaixo, acordeão, violão, guitarra, sopros e teclado.
O curso de Ciência da Natureza ocorre no formato de minicurso, ou seja, serão vários temas durante o ano letivo e envolve diferentes professores de Física, Química e Biologia, têm como objetivo reforçar os conteúdos técnicos, por meio de aplicações práticas no nosso cotidiano, dando ênfase à interdisciplinaridade e objetivando uma visão global da importância de tais disciplinas. Visa a ampliação de aprendizagem para alunos que têm interesse em cursos de ciência e tecnologia, tais como, engenharias e medicina.
O curso de Ciências Humanas ocorre no formato de minicurso, ou seja, serão vários temas durante o ano letivo e envolve diferentes professores de História e Geografia. Os alunos que optarem por este curso terão aulas de Geopolítica, que mescla a Teoria Política à Geografia, considerando o papel político internacional que as nações desempenham em função de suas características geográficas — como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional, etc. Assim como Atualidades focando na visão histórica.
Visa a ampliação de aprendizagem para alunos que têm interesse em cursos de humanas, tais como, direito e administração.
A filosofia divide com história, geografia e sociologia a área de Ciências Humanas. O interessante dos assuntos relacionados a essas disciplinas é que eles ampliam o exercício de nossa habilidade crítica e, como notamos em todos os anos, para além do que é cobrado diretamente nas provas, estão intrinsecamente ligados aos temas de redação dos mais diferentes vestibulares podendo, portanto, ser utilizado como fonte argumentativa, ampliando ainda mais a necessidade de se dedicar a tais disciplinas. É preciso que o estudante tenha em mente a contribuição dos pensadores(as) e possa identificar traços de suas teorias em fragmentos, mesmos aqueles produzidos por outras pessoas.
Esse curso apresentará ao aluno os temas mais intrigantes, importantes e influentes da filosofia e sociologia de forma clara e didática, partindo do básico e atingindo o nível dos vestibulares mais concorridos do Brasil, desde o ENEM até Fuvest, Unicamp, Unesp, Unifesp, Ufu, Uel. Mais do que simplesmente apresentar os principais pensadores (as), esse curso apresentará as visões da filosofia e sociologia através do tempo e suas interligações numa abordagem autoral e temática, tendo os vestibulares como eixo norteador dessa seleção.
Dessa forma, buscamos garantir um amplo e consistente entendimento conceitual e cronológico para que o aluno possa, além de ter uma dimensão do essencial, ampliar seu repertório de maneira a auxiliar sua compreensão dos fatos e no aprimoramento da autonomia do exercício do uso dos conceitos com o ato de estabelecer relações na análise dos diferentes eventos sociais, históricos e geopolíticos.
O aprofundamento do conteúdo da Matemática, por meio da resolução de exercícios mais desafiadores e da integração de geometria, álgebra e trigonometria, é a principal característica do curso, pensado para alunos que buscam e querem mais. Principais objetivos do curso mais matemática:
• Despertar o interesse pela matemática e pela ciência em geral;
• Desenvolver o raciocínio lógico, melhorando o desempenho dos alunos não só em matemática, mas também em outras disciplinas;
• Motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas;
• Aprofundar o conhecimento matemático dos estudantes, por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos;
• Desenvolver nos alunos habilidades de sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas;
• Despertar no aluno a ideia de que ampliar seu conhecimento é importante;
A leitura enriquece o vocabulário, torna o raciocínio mais rápido, a comunicação mais rica; ler propicia uma visão mais crítica do mundo.
Nas aulas de Obras Literárias são analisados diversos livros, principalmente os solicitados em vestibulares da Fuvest e Unicamp. São feitas análises detalhadas, propiciando ao aluno uma preparação maior para as provas.
Com essas aulas, os alunos passam a ter uma visão mais madura de diversos clássicos da Literatura. Vale lembrar que todo aprendizado adquirido pela leitura não será utilizado, pelo aluno, apenas no vestibular, mas em toda sua vida.
Geopolítica é uma disciplina das Ciências Humanas que mescla a Teoria Política à Geografia, considerando o papel político internacional que as nações desempenham em função de suas características geográficas — como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional, etc.
É o estudo da relação intrínseca entre a Geografia e o poder, por meio da estratégia, da manipulação, da ação, utilizando os conhecimentos da Geografia física e humana.
Hoje, o termo "atualidades" tornou-se banalizado. Aparentemente qualquer um pode falar de "atualidades", basta ter opinião formada sobre um determinado assunto, é o "achismo". No entanto, apesar da importância do gosto pela discussão, é necessário que as pessoas tenham uma visão histórica do processo e conheçam os elementos estruturais que influenciam a construção do espaço e da sociedade, para a abordagem dos temas atuais.
Há sempre o objetivo de traçar um panorama dos principais problemas que afligem a humanidade atualmente. E, para isso, as discussões sobre assuntos que estão nos principais jornais e revistas do Brasil e do mundo estão sempre presentes nas aulas de atualidades do nosso Colégio. Tornar o aluno um leitor crítico é uma das metas da nossa instituição; não basta apenas estar a par do que acontece no mundo, é preciso absorver as informações e saber o que fazer com elas.
Curso em que o aluno aprofunda a leitura crítica de textos, conseguindo identificar a tipologia textual, as ideias presentes e os recursos linguísticos significativos, além de preparar o estudante para as exigências em leitura do mundo contemporâneo, do Enem e dos principais vestibulares.
O curso de Redação apresenta técnicas de escrita de textos dos diferentes gêneros solicitados em vestibulares e no ENEM.
No curso, que engloba a produção de textos em prosa, você aprenderá:
Descrição: quais são seus conceitos e elementos;
Narração: quais são seus elementos, o que é foco narrativo e quais são os tipos de discurso;
Dissertação: como fazer a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, com diversos exemplos;
Carta: qual sua estrutura e como redigi-la corretamente.
Durante o curso, você terá provas específicas, além de propostas de redação do ENEM e dos principais vestibulares do país, como Fuvest e Unicamp.
A ginástica funcional é um método de atividade física baseada em movimentos do cotidiano, como levantar, agachar, puxar ou empurrar.
O objetivo desses exercícios é fortalecer, definir, melhorar a flexibilidade e aumentar a resistência e o equilíbrio corporal para os movimentos do dia a dia. Uma das diferenças entre a ginástica funcional e os exercícios de academia é a utilização de poucos acessórios para a sua execução.
Mesmo com resultados parecidos, a principal diferença está na estimulação dos músculos e na complexidade. Enquanto os aparelhos de academia fazem estímulos em áreas isoladas, a ginástica funcional age no corpo todo, é mais complexa, dinâmica e descontraída.
Fisicamente, a acrobacia é um exercício físico que se aproxima de completude: Trata-se de uma disciplina que lida com saltos e equilíbrios. Por conta disso, trabalha todas as partes do corpo, sendo que, fundamentalmente, é exigido muito do abdome. Fazem parte do desenvolvimento da modalidade atividades de rolamentos, estrelas, paradas de mão e de cabeça, flic flac, mortal; como também acrobacias em grupos.
O futsal é um esporte coletivo, disputado em quadra, no qual cada time tem 5 jogadores. A principal característica do futsal é o dinamismo e a velocidade maior do que a observada no futebol em campo de grama. Uma partida de futsal dura 40 minutos (2 tempos de 20 minutos com intervalo de 10 minutos). A principal característica do futsal é o dinamismo e a velocidade maior do que a observada no futebol em campo de grama. Atualmente, o futsal é um dos três esportes mais populares no Brasil.
O voleibol ou vôlei é um esporte praticado entre duas equipes numa quadra retangular. Ela é dividida por uma rede colocada verticalmente sobre a linha central. O voleibol é jogado com uma bola e inclui diversos passes com as mãos. O objetivo principal é lançar a bola por cima da rede e fazê-la tocar no chão do adversário. Trata-se de um esporte dinâmico e divertido.
As regras oficiais de hoje definem que cada equipe deve ser composta por seis jogadores em cada time. Um time inicia a partida sacando e ao adversário é permitido que dê três toques na bola antes de devolvê-la.
As principais habilidades desenvolvidas nesse esporte são: saltar, correr, lançar e rebater. Mas outras habilidades são específicas desse esporte e devem ser desenvolvidas pelo professor da modalidade: bloqueio, saque, manchete e toques.
Handebol é uma modalidade esportiva, jogada em equipe. Os jogadores tentam marcar o gol com as mãos, somente o goleiro pode utilizar os pés para tocar na bola. O jogador movimenta a bola por meio de passes até chegar à área do gol adversário, sendo permitidos somente três passos com a bola na mão, depois o jogador tem que passá-la ou arremessá-la. Ao goleiro é permitido também atuar como qualquer outro jogador, porém não poderá sair da sua área para conduzir a bola.
Cada equipe é formada por sete jogadores. A partida é composta de dois tempos de trinta minutos. O handebol proporciona condicionamento físico, muscular e cardiovascular. O gasto calórico durante uma hora corresponde a 750 kcal.
Excitante, urbano e inovador, o 3x3 se inspirou em diversas formas de basquete de rua praticadas em todo mundo e é considerado o esporte urbano número 1 do planeta. O jogo consiste em dois times de quatro jogadores (3 titulares e 1 reserva), frente a frente, em meia quadra. As regras são feitas para tornar o jogo mais rápido e empolgante.
O Basquete 3x3 está se tornando uma peça-chave para o desenvolvimento do basquete em geral. Uma das principais forças do 3x3 é a simplicidade tanto com relação às regras do jogo quanto à infraestrutura exigida, permitindo a realização de torneios. A estreia do 3x3 em competições internacionais aconteceu nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Cingapura. O primeiro evento com seleções nacionais aconteceu em 2011, com o Mundial Sub-18. Em 2012 foi lançado o FIBA 3x3 World Tour, competição em que as equipes representam cidades e recebem premiações em dinheiro.
Em 9 de junho de 2017, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a inclusão da modalidade entre as que estarão no programa olímpico dos jogos de Tóquio 2020.
A modalidade chegou ao Brasil em 2008 no estado do Rio de Janeiro. Desde então, o beach tennis vem crescendo rapidamente para outras cidades litorâneas brasileiras. Ganhou popularidade, inclusive, nas cidades não praianas, como Belo Horizonte, Brasília e Ribeirão Preto. No Colégio Einstein o beach tennis foi implantado no ano de 2019. O sucesso do beach tennis no Brasil e no mundo deve-se a facilidade com que uma pessoa aprende a jogar. Além disso, é uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde de uma forma divertida e descontraída.
De segunda a quinta-feira, das 14h30 às 17h10, quatro professores de diferentes disciplinas estarão disponíveis no Colégio Einstein.
O plantão de dúvidas é importante para auxiliar os alunos com problemas de aprendizado e também fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula. Assim, pode ajudar a criar o hábito de estudar e melhorar o desempenho escolar. Oferecemos um atendimento individualizado ao aluno, que pode procurar o professor para fazer perguntas sobre a matéria ou pedir ajuda para resolver os exercícios, por exemplo. Trata-se de um apoio oferecido sistematicamente durante o ano todo.
Ocorrerão com regularidade ao longo do ano letivo, geralmente, de segunda a quinta-feira. São aulas dadas pelos professores das diferentes disciplinas e tem por objetivo a revisão de conteúdo que fará parte das avaliações, ocorrendo sempre com uma semana de antecedência da realização das avaliações. Fazer revisão é essencial. Isso porque, rever o conteúdo é parte importante do exercício da memória. Quando buscamos a lembrança do que foi estudado, forçamos a obter do cérebro o que foi aprendido.
Ocorrerá quinzenalmente as sextas-feiras, das 16h10 às 17h. Há oportunidade de tirar dúvidas sobre a estrutura textual de várias tipologias: dissertativa, narrativa, crônica, carta e outras. São também trabalhados: a adequação ao conteúdo, de acordo com a coletânea e o tema requisitado (que pode ser objetivo ou subjetivo/reflexivo) e, a adequação ao nível de linguagem (vocabulário e correção gramatical), nível de coesão e trabalho argumentativo (seleção do conteúdo).